Nelas, não se pede coisa alguma a ninguém - nem sequer o nome do visitante é indagado. Os trabalhos visam tão-somente a dar esclarecimentos aos presentes (assistentes que os queiram receber) sobre os fundamentos da Vida, com enfoque especial sobre a existência e ação do espírito e sobre as questões: o que somos, de onde viemos e para aonde vamos, dentro de conceitos racionais, científicos e filosóficos, de caráter claramente cristão-espiritualista, sem se deixar confundir com dogmatismos e fé cega.
Por possuir médiuns em seu seio, o Racionalismo Cristão não deverá ser comparado com práticas corriqueiras de espiritismo por aí existentes. A mediunidade, em um ambiente racionalista cristão, é tratada com muita seriedade e os médiuns só a desenvolvem dentro das Correntes formadas durante as Reuniões (nunca fora delas sob qualquer hipótese).
Dessa mediunidade, assim desenvolvida e aplicada, vale-se o Astral Superior para executar a desobsessão de criaturas avassaladas por espíritos inferiores de índole perversa, ou para curar outras com enfermidades psicológicas de origem espiritual.
Nas Reuniões Públicas, ademais, as criaturas de boa vontade são esclarecidas sobre a Verdade relacionada com as leis e deveres que a vida impõe no trabalho e no lar e, demais disso, são beneficiadas com a Limpeza Psíquica para que possam fazer uso consciente do livre-arbítrio, ficando preparadas, dessa maneira, para o cumprimento de seus deveres materiais e espirituais. A Limpeza Psíquica tem nos pensamentos bem irradiados, harmonizados e homogeneizados (inclusive pelos assistentes que os acompanharem mentalmente com calma e elevação espiritual) o seu máximo de eficiência para a constituição das correntes anímicas sobre as quais as Forças Superiores estabelecem suas luminosas Correntes Fluídicas.
A Limpeza Psíquica ocorre nos dez primeiros minutos das Reuniões, devido a emissão ordenada de um somatório de bons pensamentos uniformes e irradiados com firmeza por todos os componentes da reunião, sob a Direção do Astral Superior, estabelecendo instantaneamente um elo magnético poderoso entre o plano físico terra-a-terra e o plano invisível Espiritual Superior, processando-se então a limpeza psíquica das criaturas presentes às Reuniões Públicas racionalistas cristãs.
Por isso mesmo, os servidores da Doutrina têm indescritíveis momentos de clarividência e emoção por estarem prestando prazerosamente uma ajuda modesta, mas redentora, de toda a Humanidade. Muitos lembram-se para sempre da primeira vez em que fizeram parte das Reuniões e a alegria espiritual que sentiram porquanto tiveram entendimento e consciência plena de que, sem convencionalismo ou fanatismo, para receber e conservar boa assistência espiritual, continuaram os estudos e a prática efetiva dos atos disciplinares da Doutrina.
Reuniões Públicas
Por Pedro Pesce
Artigo reeditado em memória ao Grupo de Estudos Esteios do Bem – Pedro Pesce.
Fonte:
A Gazeta do RC