Os militantes das Casas racionalistas cristãs, como fiéis instrumentos das Forças Superiores, verdadeiros “espelhos” da Luz Astral Superior. Por Pedro Pesce

Esta coletânea de artigos que denominamos “Esteios do Bem”, é fruto da ideia em pesquisar e construir artigos a 4 ou mais mãos, idealizado por José Gonzalo, entre companheiros estudiosos da Doutrina Racionalista Cristã.
Assim, os artigos floresceram dentro da espontaneidade entre seres de boa vontade, dispostos a crescer espiritualmente e registrar suas pesquisas.

Valores Espirituais

Valor e personalidade são atributos espirituais que estão intimamente ligados numa dependência simbiótica onde um não sobressai sem o aparecimento do outro.

A maior conquista do homem, como valor espiritual foi o uso do pensamento, iniciando assim o raciocínio no domínio dos instintos.



Hoje, valor possui e demonstra a criatura, quando em situações adversas não foge à luta e mesmo perante as adversidades contínua altiva, não importando a vitória em si, mas, a certeza de que lutou por ela.


Possuem os adolescentes, quando no seio da família ou no ambiente escolar assumem suas faltas e solidarizam-se com as dificuldades do próximo.

Revela-se também ainda entre os adolescentes quando os mesmos aprendem a ganhar e a perder nas pelejas esportivas, nos exames escolares, no reconhecimento dos esforços dos seus preceptores e professores.


Tudo fazendo para serem merecedores dos sacrifícios desses. Se o corpo necessita de exercícios físicos para se manter forte e rijo, não é menos verdade que precisam o adolescente e as criaturas, como um todo, não esquecer de praticar atos de valor.

São estas práticas que refletirão e fortalecerão as criaturas para que elas se sintam senhoras de si e aumentem sua auto-estima e autoconfiança.

Passada a adolescência, ao entrar na juventude, desde que praticou atos dignos e deu os primeiros passos no desenvolvimento do valor, estará o indivíduo em condições de resistir às tentações, a chamamentos não dignos, onde se destaca o aliciamento a condutas reprováveis.

Estará pronto para viver com método e disciplina; a encarar o trabalho como prêmio e a exigir para si o mesmo respeito que dispensa ao semelhante. Chega à conclusão de que “direito tem quem direito anda”, portanto, passa a exercer a cidadania como criatura esclarecida e cônscia dos seus deveres e obrigações.
Grande Foco! Vida do Universo! Aqui estamos a irradiar pensamentos às Forças Superiores para que a luz se faça em nosso espírito, e tenhamos consciência de nossos erros, a fim de evitá-los e nos fortalecer para praticar o bem.

Uma reflexão aqui se faz necessária sobre a responsabilidade que recai sobre os ombros daqueles que têm jovens sob sua orientação, pois pais e professores não poderão eximir-se dessa tarefa de orientação para que seus educandos cheguem fortalecidos nas fases seguintes para cumprir os desideratos próprios à sua idade e evolução.

Continuando na marcha ascensional, passada a fase biológica da infância e da juventude, a madureza desponta como a fase em que o indivíduo deverá estar pronto para mostrar, com mais segurança, tudo aquilo que aprendeu nas fases anteriores.
Com efeito, somos hoje o que pensamos e agimos ontem; seremos amanhã os nossos pensamentos e atos de hoje.

Não tem mais o indivíduo a desculpa do desconhecimento, e, com muita frequência os valores são questionados, tais como valores morais, éticos e materiais.

Cabe a cada um de nós estar bem consciente para exercer inteligentemente e administrar com segurança, não somente os valores materiais, mas ainda, os de ordem emocional.


“O ser adquire experiência através dos anos vividos, através da luta, do trabalho, daquilo que ouve, daquilo que vê. De cada ação humana, resulta uma consequência, boa ou má. É vendo e fazendo, que aprendemos as lições da vida. Não é o mundo uma grande escola? Não só uma grande escola; o mundo é também um alambique depurador de almas. Em cada encarnação, a visão do passado desaparece, dando ensejo ao espírito de começar uma vida nova, com
total esquecimento do passado. As leis que isso determina, não são apenas justas, mas também sábias. Já imaginaram o que seria para o espírito encarnado, o reconhecimento dos seus desafetos, muitos dos quais encarnados vivendo novamente no mesmo grupo familiar? Como justificar as simpatias ou antipatias que os seres humanos sentem uns pelos outros à primeira vista?” ─ Campos Sales - Livro Para Quando os Reveses Chegarem

Valores Espirituais
Fonte: 
A Gazeta do Racionalismo Cristão

CONVITE

Casa-Chefe Rio de Janeiro
A todos os que sofrem com as decepções e reveses da vida ou aqueles que vivem num momento de bonança, convidamos a conhecerem a nossa filosofia espiritualista Racionalista Cristã, bem como os benefícios da corrente fluídica em uma de nossas reuniões públicas.
A entrada é franca e todos são bem-vindos!

Dias:
2as, 4as, e 6as feiras – das 20:00h às 21:00h
A entrada é permitida entre 19:20h até as 20:07h
Consulte o endereço que mais lhe convém e horários:
Ou tire suas dúvidas:

Visite nossa Casa do Rio de Janeiro
a entrada é franca e todos são bem-vindos!
Rua Jorge Rudge 119 - Vila Isabel – Rio – RJ

Poderá gostar de conhecer:
 Corrente Fluídica - Hora do banho espiritual